História do Rock in Rio

Considerado o oitavo melhor festival de música do mundo pelo site Festival Fling, o Rock in Rio foi criado pelo empresário brasileiro Roberto Medina em 1985. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome. Tornou-se um evento conhecido a nível mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil, em Lisboa, Portugal.

O local propriamente criado para o evento foi apelidado de ‘’Cidade do Rock’’, com o, até então, maior palco do mundo.

Por mais que o festival tenha agradado ao público, o governador daquela época, Leonel Brizola, demoliu a ‘’Cidade do Rock’’ logo após a primeira edição, tomando posse do terreno património da cidade.

Foi somente em 1991 que o evento foi realizado novamente, com o nome de Rock in Rio II, só que dessa vez no estádio do Maracanã. O festival bateu recorde de público: 700 mil pessoas!

Após uma nova interrupção, em 2001, o festival conseguiu se reerguer, novamente no seu lugar de origem.

Em 2004, a novidade foi um subtítulo que o festival recebeu: ‘’Por um Mundo Melhor’’, que foi marcado por um ato simbólico de três minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento.

O local permaneceu montado, teve outra pausa, e voltou a ativar em 2011.

O Parque Olímpico construído para as Olimpíadas de 2016 foi o espaço escolhido para realizar o Rock in Rio 2017.

Atualmente, a realização do Rock in Rio em Lisboa e Madrid é da responsabilidade de Roberta Medina, filha do criador do festival.

Com 18 edições desde a sua data de estreia, já teve a participação de mais de 1.588 artistas, entre eles: AC/DC, Iron Maiden, Queen, Ozzy Osbourne, Justin Timberlake, Lady Gaga, Maroon 5, Aerosmith, Guns N’ Roses, Red Hot Chili Peppers, entre muitos outros!

Destas 18 edições, foram realizadas 7 no Brasil, 7 em Portugal, 3 em Espanha e 1 nos Estados Unidos. A próxima edição será nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho de 2018, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Apesar de durar apenas 4 dias ao invés de 5, como é habitual, Roberta Medina garantiu que o número de artistas convidados não será reduzido.

Além de novas datas, a organização revelou que o evento terá, na sua próxima edição, mais horas de entretenimento diário. As portas da Cidade do Rock vão abrir às 12h00 e fechar às 2h00.

 

Guia de sobrevivência do Rock in Rio

 

COMIDA PARA QUEM PRECISA

Não é possível entrar com comida ou bebida no local. A Cidade do Rock terá locais específicos para comprar alimentos ou bebidas.

 DEIXE EM CASA

Estão proibidas as gravações e transmissões em áudio ou vídeo da totalidade ou de parte do evento por qualquer meio, bem como o uso de equipamento fotográfico profissional.

O QUE SE PODE LEVAR NA MOCHILA

As mochilas não ficam à porta do Rock in Rio, mas por motivos de segurança o seu interior tem de ser verificado, ou seja, prepara-te para ser revistado e não leves garrafas, latas, capacetes ou outros objetos que possam ser considerados perigosos, porque vão ficar à porta. Se quiseres evitar ser revistado, haverá um bengaleiro gratuito que se encontra junto à rotunda da Bela Vista, no exterior do recinto.

FUGIR DO BARULHO

O recinto da Cidade do Rock é um verdadeiro parque temático da música com muito entretenimento e diversas atividades, performances de rua, demonstrações artísticas, exposições, mostras de dança, atuações de influencers digitais, cosplay, uma roda gigante e muito mais.

 DINHEIRO, CARTÃO OU MB WAY

Todas as lojas de alimentação e souvenirs aceitam cartões de crédito e débito. Para levantamento em dinheiro haverá várias caixas multibanco no recinto. Para além disso o Rock in Rio vai disponibilizar o serviço MB Way o que significa que os visitantes vão poder fazer pagamentos sem dinheiro ou cartões, apenas com o telemóvel.

PONTOS PARA CARREGAR O TELEMÓVEL

Para evitar problemas com a falta de bateria no telemóvel, a Cidade do Rock vai ter pontos de eletricidade para carregamento em várias zonas do recinto. É só procurá-las.

 MÉDICOS E SEGURANÇA

Se tiver algum azar terá mais de mil profissionais de segurança a trabalhar no Rock in Rio, e se sentir mal ou se se aleijar no terreno acidentado do Parque da Bela Vista haverá cerca de 50 profissionais de saúde a trabalhar no centro médico ao lado do palco principal ou no posto de saúde junto ao palco secundário ou numa das 10 equipas móveis e 4 ambulâncias que estarão disponíveis.

 MOBILIDADE CONDICIONADA

Haverá seis casas de banho para quem tem a mobilidade condicionada e ainda várias rampas e duas plataformas com vista privilegiada para o Palco Mundo e para o Palco Vodafone. Existe ainda estacionamento para pessoas com carro que tenha o dístico de mobilidade condicionada.

 COMO CHEGAR AO ROCK IN RIO

Existem várias possibilidades para conseguir chegar ao Rock in Rio: metro, comboio ou de autocarro com a Strike Tours!

 

HORÁRIOS E PARTIDAS DISPONÍVEIS:

Braga – 09:00h (junto à Decathlon)

Guimarães – 09:30h (Estação de Comboios)

Porto – 10:00h (estação de metro da Casa da Música)

Feira – 10:30h (junto ao Mcdonalds)

Aveiro – 11:00h (junto à Decathlon)

Coimbra – 11:45h (junto à Decathlon)

Faro – 10:00h (Largo São Francisco)

Albufeira – 10:30h (junto ao Algarve Shopping)

Reserva aqui o teu transporte ida/volta para qualquer um dos dias do festival!

O regresso será 30 minutos após o final do concerto.

Informamos também que o bilhete do concerto não será incluído no preço do transporte e que existem preços para viagens de ida e volta.

 

Cartaz

 

Artistas | Dia 23

MUSE

Esta é a oportunidade perfeita para os fãs “matarem saudades” da banda, num espetáculo que promete ser arrebatador e que irá trazer à Bela Vista temas do seu último álbum Drones, vencedor do GRAMMY de Melhor Álbum de Rock 2016 – e ainda grandes hits como “Time is Running Out”, “Plug in Baby”, “Undisclosed Desires”, entre muitos outros.

BASTILLE

Num estilo indie rock e rock alternativo, Bastille trazem à Cidade do Rock o seu último álbum, Wild World, e vários hits que vão fazer o público vibrar, como “Flaws”, “Laura Palmer”, “Things We Lost In The Fire” e “Pompeii”.

HAIM

Foi durante a escola primária que as irmãs Haim se lançaram na música, como elementos de uma banda que formaram com os pais, e, onze anos depois, formaram o próprio grupo. Com um hit no TOP 10 dos Estados Unidos e o álbum número 1 no Reino Unido, as HAIM foram nomeadas para Best International Group nos Brit Awards e ainda para os GRAMMY como Best New Artist.

DIOGO PIÇARRA

Cantor, compositor, autor, músico e produtor, Diogo Piçarra é, atualmente, um dos maiores nomes da música portuguesa. Lançado em 2017, o seu segundo álbum entrou diretamente para o nº 1 do top nacional de vendas e recebeu um Disco de Ouro. Com este álbum, Diogo Piçarra fez a sua maior tour, dando mais de 70 concertos num ano

 

 

Artistas | Dia 24

BRUNO MARS

Bruno Mars é um dos artistas mais premiados do nosso tempo, e prepara-se para pisar o Palco Mundo da Cidade do Rock, encerrando o segundo dia do festival. O artista vendeu mais de um milhão de bilhetes em apenas um dia, logo após ter anunciado a digressão mundial 24K Magic World Tour. Com concertos esgotados em todo o mundo, já é um dos artistas best-sellers de todos os tempos, tendo vendido mais de 171 milhões de singles globalmente.

DEMI LOVATO

Demi Lovato estreia em Portugal. Acaba de lançar o seu sexto álbum Tell Me You Love Me, cujo primeiro single “Sorry Not Sorry” obteve mais de 195 milhões de visualizações. Em 2015 a artista apresentou o álbum Confident, que lhe valeu um single no 1º lugar do iTunes em 37 países, apenas horas depois do seu lançamento “Cool for the Summer”. O álbum anterior, lançado em 2013, atingiu também o nº 1 no iTunes em mais de 50 países, alcançando a platina com “Heart Attack” em apenas dez semanas.

ANNITA

Atuando em Portugal pela primeira vez, Anitta é uma cantora, atriz e compositora brasileira. Em 2017 destacou-se em diversos singles como “Sim ou Não” com Maluma, “Loka” de Simone & Simaria e ainda “Sua Cara” com Major Lazer e Pabllo Vittar. Já com o seu primeiro álbum, Anitta, lançado em 2013, surgiu um dos seus maiores sucessos que continua a tocar por todo o mundo – o “Show das Poderosas”. Neste mesmo ano a artista foi eleita “Cantora Revelação” pelo iTunes e pelos críticos da Associação Paulista de Críticos de Arte.

AGIR

Agir é compositor, produtor e intérprete desde os 12 anos de idade, percebendo desde cedo que o seu lugar seria na música. Depois do álbum “Agir”, do EP “Alma Gémea” e a mix-tape #agiriscoming, surge o álbum “Leva-me A Sério”, em que todos os temas são escritos e produzidos pelo próprio. Um álbum feito de hits, com uma consequência constante: enchentes em todos os concertos de norte a sul do país.

 

Artistas | Dia 29

THE KILLERS

The Killers são uma banda americana com múltiplas nomeações aos GRAMMY, American Music Awards, MTV Video Music Awards, NME Awards e muitos outros prêmios. Cinco anos depois, The Killers voltam a Portugal para um concerto que celebra o seu mais recente trabalho Wonderful Wonderful, lançado em setembro de 2017, e já muito elogiado pela crítica. Eles encerram o Palco Mundo no dia 29 de junho, em grande estilo!

THE CHEMICAL BROTHERS

Lendas da música eletrónica mundial, The Chemical Brothers quase dispensa apresentações. Tom Rowlands e Ed Simons prometem tocar vários temas de sucesso como “Hey Boy Hey Girl”, “Galvanize”, “Star Guitar” e “Go”. Mas também não vão faltar músicas do novo álbum – “Born in the Echoes” – o sexto álbum consecutivo da banda a chegar ao topo das tabelas no Reino Unido.

XUTOS & PONTAPÉS

Quase quatro décadas de carreira que marcam o Rock Português e que marcam também todas as edição do festival em Lisboa. São uns verdadeiros “animais de palco”, com uma acervo de clássicos inigualável, treze álbuns no currículo, ele são a locomotiva do rock n´roll que arrasta multidões, gerações inteiras que se juntam para celebrar as músicas que já fazem parte da história.

JAMES

Perto de chegar à quarta década como uma das bandas mais inspiradoras e influentes da Grã-Bretanha, os James preparam-se para mais um ano marcante. Com o décimo quarto álbum de estúdio, Girl At The End of The World, lançado em 2016, os James relembram-nos tudo o que sempre foram, uma banda que faz música de invenção e vitalidade. Com os seus concertos, a banda demonstra toda a energia que ainda tem e o amor pela música que os continua a motivar.

 

Artistas | Dia 30

KATY PERRY

Desde o seu single “I Kissed a Girl”, a californiana Katy Perry tem sido uma estrela em ascensão, tornando-se nesta última década uma das artistas que melhor vende em todo o mundo, com álbuns de sucesso que incluem “Teenage Dream” (2010), “Prism” (2013) e o mais recente “Witness”. Será a estreia da cantora no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa.

JESSIE J

Jessie J sobre ao Palco Mundo para apresentar o novo álbum, R.O.S.E., fazendo-se acompanhar de outros grandes hits como “Flashlight” ou “Bang Bang”. Com uma carreira de sucesso já consolidado, a artista viu os três primeiros álbuns chegarem ao Top 10 no Reino e detém o título de um dos singles mais vendidos: “Price Tag”. Depois de Sweet Talker, a artista londrina está de volta com um novo projeto, sendo considerado o seu trabalho mais íntimo até ao momento.

IVETE SANGALO

Com mais de 20 anos de carreira, Ivete Sangalo tornou-se uma das celebridades mais marcantes do Brasil, mas com um reconhecimento internacional também. Na sua carreira, a cantora já cantou com alguns dos artistas mais prestigiados do mundo. Os shows internacionais também fazem parte da carreira e é a única artista estrangeira a marcar presença em todas as edições do Rock in Rio Lisboa.

HAILEE STEINFELD

Pela primeira vez em Portugal, a jovem promessa Hailee Steinfeld oferece um espetáculo cujo reportório oferece ao público temas bem conhecidos como “Love Myself”, “Let Me Go” e “Most Girls”. A jovem iniciou a sua carreira em 2015 e conta já com múltiplas nomeações e distinções, sendo ainda uma atriz bastante aclamada pela crítica, nomeadamente num dos filmes mais aclamados do ano: “The Edge of Seventeen”. Participou ainda noutro sucesso de bilheteira, “Pitch Perfect” e acabou a produção do seu próximo filme “Bumblebee” com estreia ainda para este ano.