Perguntas frequentes

Aventura

GERAL

A quem se destinam os programas e atividades Aventura da Strike Tours?

A todos os que querem desfrutar do contacto com a natureza e tirar partido de tudo o que ela nos proporciona! Desde Caminhantes ou montanhistas experientes a quem tem o desejo de se aventurar na busca do desconhecido pela primeira vez. A Strike Tours tem programas para todos os que querem fazer caminhadas, explorar estâncias de ski, novos destinos.

Em que época do ano é que a Strike Tours desenvolve a sua atividade?
Durante todo o ano!

A Strike Tours oferece aos seus clientes todo um leque de atividades que se desenvolvem durante todo o ano, adaptando-as ao clima da época.
Temos caminhadas e trekkings na Primavera/Verão, viagens a Marrocos no Outono ou viagens para as melhores estâncias de ski no Inverno.

Veja a Agenda de Eventos.

Como faço para me inscrever numa atividade Strike Tours?
É muito simples. Basta ir à nossa página de reservas e preencher a ficha correspondente à atividade.
Como posso manter-me informado regularmente das atividades Strike Tours?
Para receber com regularidade informações sobre as nossas atividades pode inscrever-se para receber a nossa newsletter e ir acompanhando todas as novidades no nosso site Striketours.pt ou fazendo like da nossa página de Facebook e/ou Instagram.
Como é constituído o grupo de viajantes?
Tentamos sempre que sejam grupos pequenos de mínimo 4 e máximo 16 pessoas para manter um cariz mais familiar que pauta as atividades da Strike Tours.
Os programas Strike Tours já incluem transporte?
Muitos programas incluem o transporte desde o Porto até ao local de destino e possíveis transferes.
Onde é o local de encontro para seguir para as atividades?
No dia de partida fazemos um percurso por pontos centrais da cidade do Porto e arredores (estação de Campanhã, metro, etc) para podermos recolher participantes de várias zonas do país.
É ainda possível recolher participantes que morem nas proximidades do percurso que vamos tomar para a atividade.
Para atividades que impliquem viagem de avião como funciona com a marcação de voos?
Apresentamos as nossas viagens com preços dos voos separados do preço de terra, desta forma o participante pode escolher a companhia que o vai transportar até ao local de destino.
Muitos dos nossos participantes têm algum grau de afiliação a uma ou mais que uma companhia aérea ou grupo de companhias, e por isso privilegia viajar nessas mesmas companhias em detrimento de outras uma vez que pode acumular milhas ou usufruir de passagens a preços reduzidos ou mesmo gratuitos.

Outra circunstância que tem vindo a ser tendência nos últimos anos, é a compra dos voos através de sites de internet ou dos sites das próprias companhias aéreas.
A Strike Tours como agência de viagens, pode organizar toda a sua viagem com os voos incluídos, por isso apresentamos uma estimativa do preço para cada viagem na página correspondente. Esse preço é meramente indicativo, e corresponde na maior parte das vezes à mais baixa tarifa publicada para um determinado destino.
Atenção – Nunca deve é comprar o seu bilhete sem nós lhe comunicarmos via email que a viagem está efetivamente confirmada.

O que acontece se for o viajante a reservar o voo?
Se esta for a sua opção, deve ter em linha de conta que a emissão do seu voo só deve ser efetuada depois da Strike Tours dar a viagem por confirmada.
Por outro lado, ao reservar o voo por si pode implicar algumas situações de fácil resolução mas que podem acarretar custos adicionais, tais como o pagamento adicional de transferes privados quando os horários do seu voo não são coincidentes com os horários do voo do grupo; a não inclusão do trajecto(s) aéreo(s) no seguro de viagem que oferecemos a todos os viajantes; a impossibilidade de sermos nós a gerir a reserva em caso de perdas de ligações aéreas e cancelamentos de voos durante a sua viagem, etc.
O que acontece se for a Strike Tours a reservar o voo?
Em qualquer reserva, o viajante é avisado do preço que temos na altura da consulta de preços. O preço dado ao viajante normalmente é valido por 24 horas (salvo aviso em sentido contrário). Com este preço cabe ao viajante decidir se quer que nós reservemos ou não o seu voo.

Caso o viajante opte por comprar a parte aérea da sua viagem à Strike Tours, as passagens aéreas devem ser pagas na íntegra na altura da sua emissão.
Nas viagens que incluam os transferes de chegada e partida, estes serão regidos pelos voos assegurados pela Strike Tours.
Deve o viajante ter em linha de conta que o voo só será emitido quando a viagem estiver confirmada e será o preço na altura da emissão que vigorará.

Que medidas relacionadas com a saúde devo tomar antes de viajar?

As atividades e programas Strike Tours implicam na sua maioria alguma atividade física por isso aconselhamos que tente manter uma vida o mais ativa possível.
Para viagens dentro da comunidade europeia aconselhamos a que possua o Cartão Europeu de Seguro de Doença.
Mais informação no portal da saúde

Como funciona o seguro de viagem Strike Tours?

O seguro comercializado pela Strike Tours é um produto da companhia de seguros ALLIANZ.
Todos* os viajantes Strike Tours estão cobertos pela apólice nº 204008945.

A partir do momento em que o seguro ou a assistência em viagem são acionados, o viajante deve tratar diretamente do processo com a companhia de seguros ALLIANZ. A Strike Tours não pode ser responsabilizada em momento algum pela avaliação que a companhia de seguros vier a fazer da ocorrência.

Seguro de atividades
Nas viagens de montanha ou neve ou que envolvam o uso de meios auxiliares de progressão e segurança tais como crampons, arnês, piolet, cordas ou outros instrumentos próprios da prática de alpinismo, escalada, ski e snowboard estão excluídas da apólice acima citada. Para as atividades de ski/snowboard é contratado um seguro próprio que poderá ter upgrades se o cliente o desejar.

Dormimos sempre em hotéis?

Não, nem sempre. Nas cidades e vilarejos sim, baseado no regime de quartos duplos.
Nas viagens de ski o alojamento pode ser feito em hotéis ou apartamentos.

Nos restantes locais, dependendo do país e do tipo de programa, a pernoita pode ser feita em hotéis, pequenas pensões, abrigos de montanha, casas de aldeia, acampamentos ou mesmo em bivaque. Estas viagens não são definitivamente para apreciar hotéis, eles servem meramente para passar umas noites.

Os alojamentos são sempre confortáveis?

Quando a disponibilidade dos alojamentos é limitada, tenta-se, dentro da escolha possível, que sejam limpos, simples e com uma atmosfera amigável.
Ver os graus de conforto.

Se não tiver amigos que queiram fazer estas viagens comigo, posso fazê-las sozinho?

Sim. Todas as viagens Strike Tours têm um número mínimo e máximo de participantes. Na formação dos grupos, há sempre pessoas que viajam sozinhas, inserindo-se no grupo com a maior das facilidades, pois, normalmente, partilham os mesmos interesses e o mesmo espírito de viajante.
Se não se importar de partilhar quarto com outro(a) participantes os valores manter-se-ão. No caso de pretender ficar sozinho(a) pode aplicar-se a taxa de viajante individual.

O que é a taxa de viajante individual?

Se não fizer questão de ficar sozinho nos alojamentos, poderá partilha-los com outra pessoa inscrita. A Strike Tours poderá agrupar aos pares, por sexo e por ordem cronológica de inscrição, os clientes que se inscreverem individualmente para a mesma viagem e, se o número de participantes for ímpar, o que ficar isolado deverá pagar a taxa de viajante individual.

Tenho de pagar a viagem na totalidade quando me inscrevo?

Não. Na altura da inscrição deverá pagar 30% a 50% do preço da viagem, pagando o restante valor da viagem antes da partida.

O que é que se come nas viagens?

Quando incluída no preço, a alimentação é normalmente composta pela gastronomia dos locais visitados. Quando em visita a países Ocidentais será muito semelhante à Portuguesa. Para outros locais será mais uma experiência!

Um vegetariano pode fazer estas viagens?

Sim pode. Contudo, terá de informar a Strike Tours que tem um regime particular de alimentação quando se inscrever.

Se adoecer durante a viagem, o que é que me acontece?

Depende do local onde se encontra. As viagens Strike Tours incluem um seguro de assistência em viagem que cobre controlo médico, despesas médicas, farmacêuticas e de hospitalização (ver seguro de viagem). Se estiver na montanha, estará sempre na companhia de um guia experiente que saberá ponderar a situação, ajudá-lo, e em caso de necessidade evacuá-lo o mais rapidamente possível.

Tenho de ter algum cuidado especial com a água que bebo nestas viagens? E com a comida?

Depende do destino em causa. Ter uma posição de desconfiança e de cautela perante os alimentos e a água é meio caminho andado para evitar complicações, sobretudo quando se viaja para destinos tropicais ou não ocidentais. Resumindo, todos os alimentos que não estejam cozinhados ou que não se possam descascar, água (inclui o gelo) e leite não pasteurizado são potenciais causadores de doença. Nunca beba água da torneira e descasque sempre os frutos antes de os comer.

Vai algum guia da Strike Tours a acompanhar o grupo?

Nem sempre. A maioria das nossas viagens são guiadas por experientes guias locais, bons conhecedores do território, dos seus usos e costumes.
Porém, temos viagens onde o tour leader é português. Sai de Portugal com o grupo ou está à espera dos viajantes no aeroporto de destino.

Que refeições estão incluídas nas atividades?

Deverá consultar o programa de cada atividade para saber quais as refeições que estão incluídas.
Na maioria das viagens pelo menos o pequeno almoço está incluído.

Já passei dos 60 anos, posso fazer este tipo de viagens?

Claro que sim. Para a maioria das viagens Strike Tours, o mais importante é o estado e a juventude de espírito, que quando aliadas a uma boa saúde e boa forma, farão de si um viajante perfeito. Veja nos detalhes da viagem em que se quer inscrever para ver se há alguma exceção a esta regra.

Tenho filhos, posso levá-los comigo?

Dependendo da idade e do interesse e curiosidade dos seus filhos(as), existem muitos programas excelentes, outros, porém, podem tornar-se cansativos e aborrecidos, o que não beneficiaria em nada os seus filhos(as), a si próprio e em última análise, o grupo.

Posso fazer extensões aos programas, de maneira a ficar mais uns dias no local da viagem?

Se optar por esta situação, procure informar-nos o mais rapidamente possível, para podermos averiguar de disponibilidades de hotéis e voos, e, desta forma lhe oferecermos as melhores condições e preços.

TREKKING

Gostaria de fazer uma caminhada que não se encontra na agenda Strike Tours. O que devo fazer?

Para além das atividades agendadas pela Strike Tours poderá sempre propor uma atividade à sua escolha e na data à sua escolha. Para tal necessita apenas de juntar um grupo de amigos, família ou colegas de trabalho e nós preparamos um programa à sua medida. Condições para as atividades “Desafie-nos”.

Não costumo fazer caminhadas ou montanhismo mas gostaria de participar nas atividades organizadas da Strike Tours. Tenho de ter alguma preparação específica para o fazer?

A Strike Tours procura organizar atividades para todas as pessoas, mesmo para aquelas que o fazem pela primeira vez. Dispomos de várias atividades de dificuldade “fácil”, que se desenvolvem em 4/5 horas diárias, que lhe proporcionarão uma primeira experiência agradável e confortável e poderão constituir um bom teste de avaliação às suas capacidades físicas.

Desta forma poderá avaliar o terreno, ambiente e espírito em que se desenvolvem as atividades da Strike Tours e desta forma avaliar a hipótese de evoluir na escala de dificuldade dos percursos que gostaria de fazer. O objetivo da Strike Tours é que os seus clientes desfrutem, em segurança, cada momento da caminhada que estão a fazer.

Que tipo de equipamento devo levar para uma atividade de trekking Strike Tours?

Cada atividade será sempre condicionada pelas condições meteorológicas na altura. O calçado e roupa devem adequar-se ao tipo de atividade, duração e às condições meteorológicas previstas.

Nos Trekkings passamos o dia todo a andar?

Não. Dependendo das viagens, os dias de caminhada têm normalmente a duração de 4 a 5 horas. Poderão eventualmente existir dias mais longos, 7 a 8 horas, em algumas viagens com grau de dificuldade mais elevado.

Que tipo de preparação terei de ter para fazer viagens de trekking/caminhadas?

Como ponto de partida deve assumir-se que goza de boa saúde. Preferencialmente deve estar em boa forma física, ou seja, alguns meses antes da viagem procure praticar algum desporto que melhore a sua resistência aeróbica. Um bom ponto de partida poderá ser realizar alguns percursos a pé que habitualmente faz de automóvel ou substituir o elevador pelas escadas.

Resumindo, se não estiver em boa forma física, não quer dizer que não consiga, conte sim com mais esforço do que se estiver em boa forma física, onde conseguirá desfrutar muito mais de toda a experiência. No entanto, não se esqueça, que a motivação psicológica, por vezes supera o esforço físico.

O que é o “mal de montanha”?

O chamado “mal de montanha” pode surgir a partir dos 2500 metros. Dores de cabeça, náuseas e vómitos aparecem porque o volume de oxigénio presente no ar que se respira começa a rarear. Desta forma, para manter os níveis exigidos ao organismo, o coração acelera o seu ritmo, bombeando o sangue com maior frequência a todas as partes do corpo, minimizando assim o déficie de oxigénio. Baixar, nem que seja por breves estantes, vai de certeza melhorar os sintomas. Existem ainda apoios como o ácido acetilsalicílico, presente na Aspirina que ativa a circulação sanguínea facilitando o trabalho da hemoglobina, e fazendo desaparecer os sintomas do mal de altitude mais rapidamente.

Nas viagens em montanha, posso sofrer do “mal de montanha”?

Teoricamente todos podemos sofrer do mal de altitude se subirmos acima de 2500 metros e sobretudo se essa subida for abrupta. Na maioria dos casos os sintomas desaparecem passadas 24 ou 36 horas ou se optar por baixar um pouco a altitude, no entanto, se os sintomas continuarem deverá avisar o guia que decidirá qual será o procedimento mais adequado.

As caminhadas serão feitas em quaisquer condições climatéricas?

Em princípio, as nossas viagens são pensadas para aproveitar a melhor época climática nos países e zonas que visitamos, no entanto, o controlo do clima não nos pertence, e a chuva, o vento, a neve ou mesmo granizo podem surgir de forma algo inesperada. Se isso suceder, o guia avaliará no local qual será a melhor solução, e, caso opte por não realizar a caminhada deverá apresentar sugestões alternativas.

NEVE

Nunca fiz atividades na neve posso inscrever-me?

A Strike Tours tem preparados programas para todo o tipo de esquiadores desde os iniciantes aos experts. Se nunca experimentou esquiar ou a sua experiencia é reduzida temos programas de aulas com professores credenciados para que possa desfrutar da viagem ao máximo e, dependendo do numero de horas letivas e da sua predisposição física e mental fique com conhecimentos que lhe permitam desfrutar muito mais da neve numa próxima viagem.

Vou com um grupo para a neve mas não quero esquiar?

Todas as estâncias têm um conjunto de instalações preparadas para o conforto e diversão de quem não esquia. Além do mais as zonas envolventes são perfeitas para desfrutar da natureza com paisagens fantásticas e locais ótimos para relaxar e aproveitar o tempo à sua maneira.

Que tipo de equipamento devo levar para uma atividade de ski/snowboard Strike Tours?

Cada atividade será sempre condicionada pelas condições meteorológicas na altura. O calçado e roupa devem adequar-se ao tipo de atividade, duração e às condições meteorológicas previstas.

Os programas de Ski/Snowboard Strike Tours já incluem transporte?

Os nossos programas podem incluir transporte desde Portugal até à estância de destino. Normalmente os nossos programas coincidentes com férias de Natal, Carnaval e Páscoa incluem a viagem. Será sempre importante consultar as condições específicas de cada programa.

O que significa “caução” no aluguer de apartamentos?

Entende-se por caução um depósito que os fornecedores dos apartamentos pedem diretamente ao cliente como garantia para quaisquer danos resultantes de uma má utilização do seu alojamento.

Normalmente é exigida uma caução por apartamento/estadia, que será devolvida no final se o apartamento for entregue em perfeito estado de limpeza e conservação. O pagamento da caução poderá ser apenas aceite pelo fornecedor via cartão de crédito e a sua devolução poderá ser efetuada por correio até 15 dias após o regresso. O valor da caução dependerá do fornecedor, categoria e dimensão do apartamento.

A que horas devo chegar à estância?

É muito importante que todas as chegadas se efetuem o mais tardar até às 19h00 (locais), já que muitos dos serviços locais como lojas de material, escolas de ski e receções de apartamentos fecham a esta hora. No caso de prever uma chegada tardia deverá contactar diretamente o alojamento (hotel ou apartamento) ou o seu agente Strike Tours.

Como e onde recolho o forfait (passes para as pistas)?

Regra geral os Forfaits serão recolhidos nas bilheteiras da estância indicadas no voucher de viagem, contra a entrega do mesmo.

Andorra, Baqueira Beret e Serra Nevada ou nas viagens de grupos: os Forfaits são entregues diretamente nos alojamentos ou em mãos aos clientes pelos nossos colaboradores no local, evitando assim que a deslocação às bilheteiras, muitas vezes com horários limitados.

Como recolher o equipamento de ski/snowboard?

Para recolha do equipamento de aluguer pré-reservado deverá dirigir-se à loja indicada na confirmação da reserva ou no voucher. Ai provará as botas, escolherá os skis ou prancha e ajustará equipamento ao seu nível, sendo o mesmo disponibilizado contraentrega do voucher de aluguer.

O equipamento é normalmente recolhido no dia da chegada a partir das 16h00 e guardado com o cliente durante a semana, sendo entregue no último dia de utilização até às 17h30.

Importante: para recolha do equipamento é exigido como garantia uma caução em cartão de crédito/débito.

Seguro: o equipamento de aluguer não está assegurado contra quebra ou roubo, sendo estas situações da inteira responsabilidade dos utilizadores, disponibilizando as lojas um seguro para equipamento.

Como iniciar os cursos de ski/snowboard?

O cliente deve deslocar-se à secretaria da escola pelo menos 30 minutos antes da hora de início da aula e apresentar o voucher. Ser-lhe-á atribuído um professor. Deverá combinar com o professor o local de encontro para as aulas seguintes.

O que fazer caso a estância encerre por mau tempo?

O clima/meteorologia na montanha não é constante podendo mudar em questões de minutos. Condições adversas como tempestades de neve e ventos fortes são comuns em muitas estâncias, podendo levar ao encerramento da estância (meios mecânicos) até estarem reunidas as condições ideais para a prática do ski e snowboard em segurança.

Algumas estâncias e regiões dispõem de facilidades lúdicas como centros termais, ginásios, museus entre outros, possibilitando relaxar e ocupar o tempo nestes dias.

Importante: Forfait – este serviço poderá não ser reembolsável em caso fecho total das instalações por mau tempo. Nesta situação o cliente deverá averiguar no local e caso venha a ser possível um reembolso ou crédito da parte proporcional dos dias não utilizados, deverá apresentar à Strike Tours o respetivo documento emitido pela estância.

Os programas incluem seguro?

Todos os programas de viagem completos (packs) incluem um seguro base de assistência em viagem neve/ski, com coberturas especiais para acidentes resultantes da prática de ski e snowboard em pista balizada.

Este é um seguro básico de assistência em viagem/neve que, embora com boas coberturas nas estâncias e no estrangeiro, não cobre despesas médicas após regresso a Portugal. Porque os acidentes na neve são uma realidade, disponibilizamos outras opções de seguros com coberturas mais vastas, nomeadamente com a cobertura de despesas de tratamento em Portugal que resultem de acidente no estrangeiro, para que possa viajar em segurança e com coberturas à sua medida.

Strike Tours - Agência de Viagens com RNAVT nº 6588 e RNAAT nº 115/2010 © Todos os direitos reservados