TRILHO DE SÃO CRISTÓVÃO DO DOURO
Este bonito e tranquilo trilho tem inicio em Provesende e percorre os socalcos do vale do Douro até ao Pinhão. São 2 a 3 horas de beleza rara e com passagem por locais cheios de história e informação.
15 de Abril 2023

Localização: Provesende – Vale do Douro – Sub – Região do Cima Corgo
Ponto de Partida: Largo da Igreja de Provesende
Extensão: 5 km
Duração: 2h
Nível de Dificuldade: Fácil
Altitude Min/Max: 510m
Tipo de Trilho: Trilho Natural e Paisagístico – Sinalizado e Linear
OPÇÃO 1 – Transfer Ida e Volta Porto | Preço: 25,00€ p/pax
OPÇÃO 2 – Encontro no Largo da Igreja de Provesende | Preço: 15,00€ p/pax
GRUPOS – 4 a 10 pessoas
Fauna e Flora
Em termos de Flora a paisagem é predominantemente composta por vinhas que não sendo de tão grande extensão como em outras sub-regiões do Douro, são consideradas as vinhas berço de grandes vinhos do Porto.
No entanto, nem tudo são vinhas, nas zonas ribeirinhas menos utilizadas, surge a vegetação mediterrânica composta pelas famosas oliveiras que são responsáveis pelo segundo produto mais produzido na região, o azeite, são também de notar a azinheira, o zimbro, todas estas de folha perene, pequena e densa, o que previne a evapotranspiração, ou seja a perda de água, mantendo-se verdes todo o ano. Encontramos também arbustos em abundância, tais como o medronheiro e ervas aromáticas como o rosmaninho.
Falando de fauna, as aves são o animal predominante da região, dependendo da altura do ano podemos encontrar a cotovia montesina e a cotovia pequena, ambas nidificam no solo, protegidas pelos pequenos arbustos, encontramos ainda o chapim-real, o mocho galego, o estorninho negro, entre outras espécies que juntas fazem as maravilhas para os amantes das aves. Se for atento pode ainda avistar as matreiras raposas da região.
Geologia e Solo
Em termos geológicos o Vale do Douro pertence ao complexo Xisto-Grauváquico tendo em si alguns afloramentos de rocha Granítica, está menos presente na região.
O solo da região caracteriza-se como muito ácido devido à presença de cálcio e magnésio existentes em abundância, tendo ainda estratos de alumínio. Um dos aspetos a ter mais em conta e mais fáceis de se observar, é a orientação e exposição dos terrenos, que ditaram o comportamento das vinhas que aqui na sub-região do Cima Corgo, são caracterizados por terem bagos com uma maior presença de açúcar em comparação com outras sub-regiões, como pode agora compreender a viticultura está intimamente ligada ao conhecimento geológico e dos solos, que trabalhando em “equipa” e com o Homem como maestro tornaram mundialmente famosos os maravilhosos vinhos do Douro.
Descrição do trilho
Este trilho irá levá-lo a conhecer a bonita aldeia de Provesende e o Pinhão, uma das mais requisitadas vilas do Douro devido a ter um bonito porto de rio que é paragem obrigatória para os cruzeiros que durante 9 meses ora sobem ora descem o rio.
O trilho em si será uma ótima oportunidade para perceber como o Homem e a Natureza funcionam em perfeita harmonia nas margens do Rio Douro.
Iniciando o nosso percurso junta da igreja de Provesende terá a oportunidade de explorar um pouco esta aldeia vinícola, situada num planalto sobranceiro ao Rio Pinhão, terá uma vista panorâmica maravilhosa logo de início.
O trilho é de relativa facilidade, sendo feito em apenas 1h30m e sempre a descer, por essa razão é perfeito para se fazer em família, calmamente e com direito a muitas fotos, mas não ficamos por aqui, já envolvidos pelo trilho passaremos ainda junto à aldeia de S. Cristóvão do Douro, onde poderá contemplá-la do miradouro com o mesmo nome da aldeia, daqui a vista será esplêndida e poderá roubar-lhe alguns minutos, aproveite para uma pausa.
Pausa feita é hora de retomar o caminho pelo meio de vinhedos sem fim, até que finalmente chegamos ao fundo da colina e nos deparamos com a bonita Ponte Romana do Pinhão, onde damos por finalizado este belo trilho.
Resta apenas dirigir-se ao centro da vila, escolher um dos tascos pitorescos e desfrutar do belo Sol que dependendo da altura do ano, se possa fazer sentir.

Deslocação para o local da caminhada
- Dispomos de carrinhas de 9 lugares.
- Como alternativa poderá deslocar-se no seu próprio veículo até ao ponto de encontro do início da caminhada.
- Há ainda hipótese de regressar de comboio ou barco.

O que deve levar?
Cada participante deverá trazer água e alimentação suficientes para as suas necessidades.
- Mochila pequena (para transporte de água, comida e agasalho);
- Roupa confortável de acordo com a época;
- Botas de caminhada ou sapatilhas (material usado e confortável);
- Agasalho;
- Impermeável;
- Cantil (pelo menos 1,5l de água);
- Óculos de sol e protector solar;
- Chapéu ou Lenço;
- Saco do lixo individual.