TRILHOS E PERCURSOS PEDESTRES NO DOURO

No decurso dos seus oito quilómetros, temos a possibilidade de percorrer cénicos caminhos rurais e agrícolas, bordados pelos muros das quintas e pelas suas famosas vinhas, e caminhar pelas apaixonantes margens do rio Douro.

Este trilho irá levá-lo a conhecer a bonita aldeia de Provesende e o Pinhão, uma das mais requisitadas vilas do Douro devido a ter um bonito porto de rio que é paragem obrigatória para os cruzeiros.

ONDE FICA O ALTO DOURO VINHATEIRO?

O Alto Douro Vinhateiro é uma zona do nordeste de Portugal, classificada pela UNESCO em 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares. É uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo.

Esta região, que é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro, produz vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o mundialmente célebre vinho do Porto. É famosa internacionalmente pelos Vinhos do Porto e de mesa do Douro. Mas são cada vez mais as pessoas, nacionais e estrangeiros, que não se ficam pela degustação dos famosos vinhos, mas que querem explorar esta região, com uma paisagem deslumbrante, uma hospitalidade generosa, e uma gastronomia fantástica.

O QUE VISITAR NO DOURO VINHATEIRO

Peso da Régua

Peso da Régua é uma cidade no distrito de Vila Real, situada junto ao rio Douro e que é considerada a capital da região demarcada na qual é produzido o conhecido Vinho do Porto.

Miradouro São Leonardo de Galafura

O miradouro de S. Leonardo de Galafura é um dos mais encantadores do Douro, tem uma das vistas mais privilegiadas. Depois, porque foi tema da obra de Miguel Torga que escreveu, num dos seus Diários, que do miradouro “não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza”.

Barragem de Peso da Régua

Esta barragem fica situada entre os concelhos da Régua e Lamego, tem um desnível de cerca de 27m, e passam pela sua eclusa os cruzeiros que navegam entre a cidade da Régua e a vila do Pinhão.

Aldeia Vinhateira de Barcos

Em pleno Alto Douro Vinhateiro, a aldeia de Barcos, em Tabuaço, tem uma longa história para contar. A tradição mantém-se nas casas típicas do povoado, que se organizam em torno da Igreja Matriz, datada do século XII.

Outros edifícios ricos em história que merecem uma visita atenta são os tradicionais solares e casas senhoriais, com o tempo marcado nas suas fachadas, entre outras edificações que atestam bem a importância que, em tempos, teve esta aldeia.

A não perder em Barcos

Igreja Matriz de Barcos | Igreja de Santa Maria de Sabroso | Casa da Collegiada | Casa da Rosa | Antigos Paços do Concelho e Tribunal

Vila do Pinhão

A vila do Pinhão é um dos pontos centrais – senão mesmo o centro – da Região Demarcada do Douro. Era daqui que saía (e sai) quase todo o Vinho do Porto. Antigamente, partiam as pipas nos barcos rabelos, e depois em vagões, a partir da estação de comboios, em direção às caves de vinho em Vila Nova de Gaia. Podes visitar este ponto de interesse no Trilho de São Cristovão do Douro.

Passeio de Barco pelo Rio Douro

Desfruta de um belíssimo passeio de barco pela região vinhateira do Pinhão: a bordo de um magnífico e tradicional Barco Rabelo, navega em direção à foz do Rio Tua, num percurso que não é visível a partir de estradas nacionais. Podes visitar este ponto de interesse no Trilho de São Cristovão do Douro.

Miradouro de Casal de Loivos

O Miradouro de Casal de Loivos, tem uma espetacular vista panorâmica sobre a vila de Pinhão e o rio Douro. A partir deste miradouro pode observar-se o rio Douro que descreve uma curva em frente ao Pinhão e serpenteia pelas encostas repletas de vinhas em socalcos, criando uma das mais belas paisagens do Douro.

Aldeia Vinhateira de Provesende

Provesende é uma aldeia situada no concelho de Sabrosa, na margem Norte do Rio Douro a cerca de 10 kms do Pinhão. Localizada no alto de um planalto tem uma vista esplêndida sobre a região a região vinhateira regulamentada mais antiga do mundo. Podes visitar este ponto de interesse no Trilho de São Cristovão do Douro.

A não perder em Provesende

Solares e Casas Brasonadas | Fonte Velha | Igreja Matriz | Pelourinho | Capela de Santa Marinha | Festa Senhor Jesus Amortalhado de Sta Marinha | Fumeiro | Padaria tradicional

Aldeia Vinhateira de Favaios

Favaios está localizada na Serra do Vilarelho, no concelho de Alijó. Além da deslumbrante paisagem, das marcas arqueológicas, das casas brasonadas e dos monumentos religiosos, Favaios oferece gastronomia de renome.

Produz-se aqui o famoso vinho Moscatel que leva o nome da freguesia e desta região demarcada mais além, mas também um pão de características únicas: o pão de Favaios.

A não perder em Favaios

Pão | Moscatel | Museu do Pão e do Vinho | Castelo de Vilarelho | Marcos Pombalinos | Festa Senhor Jesus do Outeiro

Provas de Vinhos nas Quintas do Douro

Na região não faltam excelentes Quintas onde é possível realizar visitas com provas de vinho. Nestes locais é produzido o melhor vinho do Porto, mas também excelentes vinhos de mesa.

As quintas produtoras de vinhos do Porto e Douro estão sempre de portas abertas para receber visitantes. Podes visitar este ponto de interesse no Trilho de São Cristovão do Douro ou no Trilho Pelos Caminhos do Vinho do Porto.

Top 5 Quintas para fazer uma Prova de Vinhos no Douro

Quinta do Bomfim | Quinta do Vallado | Quinta do Seixo | Quinta das Carvalhas | Quinta de la Rosa

São João da Pesqueira

Situado nas margens do rio Douro, São João da Pesqueira deve o seu nome a uma albufeira natural onde abundavam várias espécies de peixes, fazendo do local um paraíso para os pescadores que por isso lhe chamavam “pesqueira”.

Na região demarcada do Douro, a paisagem desta zona é marcada pelos extensos vinhedos e assume contornos verdadeiramente deslumbrantes.

Santuário e Miradouro de São Salvador do Mundo

Considerado o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro, é constituído por um conjunto de capelinhas que se erguem ao longo do monte.

O miradouro de S. Salvador do Mundo tem como marca principal o vale do rio Douro e dos seus afluentes, originando uma paisagem de grande beleza, complementada pelas enormes encostas escarpadas e agrestes que contrastam com os vinhedos, oliveiras e pomares.

Aldeia Vinhateira São Xisto

Situada no coração da região classificada pela UNESCO como Património Mundial, São Xisto é um local encantado sobre o rio Douro! Localizada em Vale de Figueira, concelho de São João da Pesqueira, a aldeia é dominada por uma paisagem de cortar a respiração!

Para apreciar esta aldeia, bastaria olhar em redor para os montes e vales, o Douro ali tão perto, tradicionais muros de pedra e os socalcos típicos das vinhas nas margens deste rio.

A não perder em São Xisto

Capela de São Xisto | Mirante Anjo Arrependido | Fonte Centenária | Casas Típicas em Xisto | Lagares de Azeite e de Vinho

Miradouro da Quinta de Vargelas 

Da sua posição privilegiada, o miradouro da Quinta de Vargelas permite visualizar uma vasta paisagem sobre o Douro e suas encostas moldados pelo homem.

Daqui vislumbra-se uma paisagem panorâmica de S. Salvador do Mundo, Vale de Figueira, S. Xisto, Ferradosa e Vargelas.

Strike Tours - Agência de Viagens com RNAVT nº 6588 e RNAAT nº 115/2010 © Todos os direitos reservados