GRANDVALIRA E ORDINO-ARCALÍS: MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA A TEMPORADA 2020-2021

Grandvalira e Ordido Arcalís, em conjunto com as autoridades sanitárias do Governo de Andorra, elaboraram um plano de prevenção que pretende garantir um contexto seguro, tanto para os turistas como para os habitantes do país.

Serão efetuados regularmente testes a todos os funcionários das estâncias, bem como a todos os trabalhadores do sector do turismo e comércio de todo o país, para garantir a segurança da população e a tranquilidade de turistas e visitantes.

As estâncias preveem abrir 100% das pistas este inverno, sempre e quando as condições de neve o permitirem. O compromisso de oferecer um produto da máxima qualidade em Grandvalira e Ordino Arcalís mantém-se inalterado, apesar da situação atual, marcada pelo impacto da Covid-19.

Para garantir o mais alto nível de qualidade das medidas Covid-19 adotadas pelas estâncias, estas serão certificadas pelas prestigiadas Bureau Veritas e OCA.

 

PRINCIPAIS MEDIDAS APLICADAS NAS ESTÂNCIAS

 

● Vão ser realizados regularmente testes a todos os funcionários para detetar casos de Covid-19;

● Não será necessário cobrir o rosto durante as descidas durante a prática de ski ou snowboard, embora se recomende o uso de uma máscara ou de um lenço tipo Buff devidamente homologado;

● Será obrigatório cobrir o rosto com máscara, ou com um lenço tipo Buff devidamente homologado, a todos os maiores de 6 anos, durante a utilização dos meios mecânicos, bem como nas zonas de espera e de embarque dos mesmos. O uso de máscara será obrigatório para maiores de 6 anos em espaços fechados, edifícios e áreas comuns como restaurantes, escolas, lojas e bilheteiras;

● Não está contemplada uma limitação da capacidade na estância para a prática de esqui ou snowboard, mas serão instauradas medidas de distanciamento social nos pontos mais críticos;

● Não será limitada a capacidade dos meios mecânicos, seguindo as indicações de Domaines Skiables de France (DSF), entidade que publica a normativa que rege Andorra em matéria de meios mecânicos;

● Haverá lotação limitada em espaços fechados, como restaurantes, escolas e lojas de aluguer de material, onde se recomenda também o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas. Nestes espaços, será implementado um sistema de gestão das zonas de espera;

● O serviço de limpeza e desinfeção das áreas comuns será reforçado. Os meios mecânicos e edifícios serão tratados com um sistema foto catalítico, que elimina vírus e bactérias de todas as superfícies com efeito duradouro. Serão também instalados novos sistemas de filtragem de ar nas condutas de aquecimento;

● Haverá dispensadores de álcool gel nas áreas de embarque dos meios mecânicos, e nos edifícios e restaurantes da estância;

● A Escola de Esqui e Snowboard adaptará os protocolos técnicos de ensino para garantir a segurança de clientes e professores;

● As medidas de prevenção adotadas pelas estâncias serão certificadas e exibirão os selos de qualidade das prestigiadas Bureau Veritas e OCA;

● Recomenda-se o pagamento com sistema contactless e cashguard, para evitar o manuseio de dinheiro pelos funcionários;

● Será minimizado o recurso a mapas e materiais informativos em papel. Recomenda-se a utilização das aplicações de Grandvalira e de Ordino Arcalís para se manter informado e consultar o mapa de pistas, que funcionam sem ligação à internet e com áudio-guia. Recomenda-se também a reserva prévia de restaurantes, onde se dará prioridade a clientes com reserva, na gestão da lotação.

 

ESCOLAS DE SKI

Todos os professores da Escola de Esqui e Snowboard de Grandvalira serão testados regularmente à Covid-19, ao longo de toda a temporada, para garantir sua segurança e a dos clientes. As escolas adaptaram os protocolos técnicos para garantir a segurança de clientes e professores. Será dada prioridade às reservas efetuadas com antecedência.
Os dispensadores de álcool gel estarão à disposição dos alunos, e todas as superfícies serão desinfetadas regularmente. Todo o material utilizado será também desinfetado entre cada uso.

 

RESTAURANTES

A ampla oferta gastronómica de Grandvalira Resorts irá continuar a seduzir o paladar dos esquiadores. Os restaurantes seguirão as diretrizes governamentais emitidas pelo Ministério da Saúde do Governo de Andorra. O uso de máscara é obrigatório quando não se estiver sentado à mesa, e foram reorganizados os assentos para garantir uma distância prudente entre os diferentes grupos de pessoas. Haverá desinfetante de mãos à entrada das instalações e serão realizadas limpezas e desinfeções mais frequentemente. Os menus dos restaurantes estarão em formato QR para evitar o manuseamento de papel.

Recomenda-se a reserva de mesa com antecedência nos restaurantes com serviço à carta.

 

APRÈS-SKI

Este inverno, não há après-ski. Por razões de compromisso social, Grandvalira decidiu não abrir os seus emblemáticos espaços de après-ski na estância durante a temporada de inverno 2020-2021, em linha com outras reconhecidas estâncias da Europa.
Grandvalira está ciente do esforço coletivo que é necessário para superar a situação atual e não considera conveniente colocar em risco esse sacrifício.
Os emblemáticos espaços Abarset e Aprés Amelie regressarão no inverno seguinte com mais força e entusiasmo do que nunca.

 

EVENTOS DESPORTIVOS

Este inverno, as estâncias de Grandvalira Resorts mantém planeados eventos de primeiro nível internacional, que devido ao seu formato não implicarão sobrelotação de participantes ou de público na assistência. Ordino Arcalís será palco, pelo sétimo inverno consecutivo, do prestigiado circuito mundial de freeride, o Freeride World Tour, na semana de 22 a 27 de fevereiro de 2021.
O setor de Grau Roig de Grandvalira, por seu lado, receberá a Taça do Mundo de Speed Ski, em datas a definir.

 

 

ANDORRA, UM DESTINO SEGURO

Andorra é o segundo país do mundo que mais testes fez para controlar casos de Covid-19 fez à sua população, rastreando o equivalente a 177,9% dos seus habitantes.
Serão efetuados testes aos funcionários das estâncias, bem como aos trabalhadores do sector do turismo e comércio de todo o país, para garantir a segurança da população e a tranquilidade de turistas e visitantes.

Todo o comércio e pontos de interesse em Andorra estão a implementar as medidas de higiene e segurança necessárias para garantir a segurança de todos os visitantes, aplicando as diretivas e recomendações das autoridades sanitárias do Governo de Andorra. Além disso, serão aplicadas medidas de limpeza adicionais e será fornecido gel para as mãos. Existem avisos de segurança nos centros urbanos, dado depender da ação de todos a proteção de visitantes e trabalhadores. Recomenda-se respeitar estas regras se as mesmas permanecerem em vigor durante o inverno.

Felizmente, o ski e o snowboard são atividades que se praticam ao ar livre, com equipamento como luvas e óculos, o que ajuda a proteger os praticantes.

Strike Tours - Agência de Viagens com RNAVT nº 6588 e RNAAT nº 115/2010 © Todos os direitos reservados