A prática do Trekking promove o bem-estar do corpo e da mente.

Caminhar em contato com o meio ambiente, respirando o ar puro e sentir o vento correr pela pele é um convite à reflexão, ao contato com os seus sentimentos e pensamentos. Isso faz com que a mente relaxe, melhorando, consideravelmente, a autoestima e a qualidade de vida.

Para além disso, a caminhada por si só ajuda a promover a saúde do corpo em seus diversos sistemas. Sendo assim, este é um dos desportos mais indicados para as pessoas que precisam manter a forma.

Mas estes não são os únicos benefícios para o praticante de Trekking. Conheça as vantagens desse desporto para todo o corpo:

 

1. Melhora da resistência cardiovascular

A caminhada é um exercício que aumenta a frequência cardíaca, melhora a condição física e, por ser uma atividade aeróbica, exercita também o coração, facilitando o controle da pressão arterial e peso.

 

2. Fortalecimento do sistema circulatório

Durante a caminhada o fluxo de sangue aumenta, levando as artérias, veias e vasos capilares a dilatarem, deixando-os cada vez mais elásticos. Com isso, o transporte de oxigênio torna-se mais eficiente em todo o corpo inclusive nos membros periféricos como braços e pernas. E o melhor tudo isto é que esses efeitos duram até 24 horas após fazer a atividade física!

 

3. Diminuição do stress

A natureza é um excelente remédio contra o stress diário e até mesmo no combate à depressão. Isso porque os sons do ambiente natural e o ar puro melhoram o humor e potenciam a sensação de bem-estar. Aliada à caminhada, a natureza possibilita ao cérebro um momento meditativo, melhora a respiração e liberta endorfina. Temos então a receita perfeita para o equilíbrio entre o corpo e a mente, reduzindo significativamente os malefícios do stress.

A soma de todos estes benefícios age positiva e significativamente na qualidade de vida de todos que praticam o trekking. O contato direto com a natureza e o equilíbrio entre o corpo e a mente faz com que as dificuldades do quotidiano sejam superadas com mais tranquilidade. Com isso, o sono melhora, o humor se transforma, a ansiedade é controlada, a mente desacelera e os dias tornam-se mais leves e menos stressantes.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE TREKKING?

  • Exercitar-se, por mais que seja uma caminhada, exige movimento do corpo;
  • Trabalha a mente para lidar com situações de dificuldades e adversas;
  • Descansa a mente, de todos os problemas do dia a dia;
  • Contato mais próximo da natureza, (fauna, flora) e sentimento de paz;
  • Contato com quedas de água, serras, montanhas, grutas.

Strike Tours - Agência de Viagens com RNAVT nº 6588 e RNAAT nº 115/2010 © Todos os direitos reservados