TREKKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O trekking é uma das principais práticas desportivas que, permite caminhar no meio da natureza, proporcionando uma total conexão entre corpo e mente, além de ajudar a aliviar o stress e a revigorar as energias. Mas afinal, o que é o trekking? É seguro? Quais são os tipos de trekking que existem? Como este desporto pode melhorar a qualidade de vida?

TREKKINGS NACIONAIS

TREKKINGS INTERNACIONAIS

O QUE É TREKKING?

Trekking é uma modalidade de caminhada feita em locais que permitem um contacto direto com a natureza.  O termo trekking tem origem africana e quer dizer seguir a pé um percurso. Ou seja, o trekking é uma modalidade de caminhada (curta ou longa) por trilhos pedestres e montanhas que une a atividade física saudável ao contacto com a natureza.

Por ser uma atividade física de baixo impacto, é uma excelente opção de desporto para ser praticado por diversos perfis de pessoas, desde os mais sedentários até os mais ativos e de todas as idades.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TREKKING E HIKING?

 

Trekking

Exige um maior esforço e é aconselhável alguma preparação física para que se conseguir enfrentar os obstáculos inerentes à aventura. Outra característica diferenciadora é a possibilidade de haver trajetos mais longos, acompanhado de um guia, o que resultará em pernoites no caminho e, consequentemente, uma mochila mais pesada, já que será necessário carregar mais itens.

Hiking

Não há tanta exigência em relação ao esforço físico, uma vez que se trata de uma caminhada no estilo “vai e volta”, ao ar livre e são realizados em ambientes de Turismo Rural ou Parques Ecológicos que não contam com grandes obstáculos. O caminho a ser percorrido é auto guiado e possui pontos de paragem.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TREKKING QUE EXISTEM?

O trekking pode ser praticado de duas formas: lazer ou competição. Para além disso existem outras características, tais como: duração, distância, velocidade e regularidade.

Trekking de um dia – É o tipo de Trekking mais praticado, com uma caminhada mais curta, aproximadamente 10 km, é considerado como lazer. Caracterizado por possuir marcas de início e fim bem delimitadas podendo ser praticado em grupo ou individualmente.

Trekking de longa distância – Esse tipo de trekking também se caracteriza como uma atividade de lazer, em que as caminhadas têm como objetivo a travessia entre dois pontos específicos. Os trajetos, geralmente, são percorridos em grupos e, dependendo da duração do percurso, o que seria apenas uma travessia pode se tornar uma expedição, sendo necessário contar com guia e pernoites ao longo do caminho.

Trekking de regularidade – O trekking de regularidade é considerado uma competição e possui regras bem definidas. Nestes casos o percurso e duração é determinado pela organização das provas. Geralmente é praticado por grupos de 3 a 6 pessoas que obrigatoriamente não podem conhecer o percurso até o momento da prova.  O mais importante não é a velocidade, mas a capacidade de se manterem no percurso dentro do tempo definido.

Trekking de velocidade – O trekking de velocidade é considerado uma competição, popularmente conhecida como “corrida de competição”. Neste tipo de trekking o objetivo do atleta é chegar aos pontos de controlo (definidos pela equipa organizadora da prova) no menor tempo possível. Quem escolhe o caminho é o próprio atleta, dessa forma, os atletas podem optar por aquele que julgarem ser o melhor podendo contar com a ajuda de cartas de navegação e bússolas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS EM PRATICAR TREKKING?

MELHORIA DA RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR

A caminhada é um exercício que aumenta a frequência cardíaca, melhora a condição física e, por ser uma atividade aeróbica, condiciona também o coração, facilitando o controlo da pressão e o peso.

FORTALECE O SISTEMA CIRCULATÓRIO

Durante a caminhada o fluxo sanguíneo aumenta, levando as artérias, veias e vasos capilares a dilatarem-se, deixando-os cada vez mais elásticos. Com isso, o transporte de oxigénio torna-se mais eficiente em todo o corpo, inclusive nos membros periféricos como braços e pernas. E o melhor de tudo: esses efeitos duram até 24 horas após realizar a atividade física!

DIMINUIÇÃO DO STRESS

A natureza é um excelente remédio contra o stress diário e até mesmo de combate à depressão. Os sons do ambiente natural e o ar puro melhoram o humor e potencializam a sensação de bem-estar. Aliada à caminhada, que possibilita ao cérebro um momento meditativo, melhora a respiração e liberta endorfina, temos a receita perfeita para o equilíbrio entre o corpo e a mente.

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