O trekking oferece uma oportunidade única para que os amantes da natureza se conectem com esta de uma maneira intensa. Esta atividade ao ar livre, que conquistou corações aventureiros ao redor do mundo, proporciona experiências inesquecíveis.

Esta modalidade pode ser adaptada para atender a diferentes níveis de habilidade e conforto, desde caminhadas mais leves até expedições mais desafiadoras.

 

O que é o Trekking?

 

Esta atividade, recorrentemente conhecida por ser uma caminhada de longa distância, é mais do que simplesmente percorrer trilhas e terrenos naturais a pé. É uma jornada de autodescoberta, uma conexão profunda com a natureza e uma oportunidade de criares memórias duradouras.

Desde florestas exuberantes até picos majestosos, o trekking oferece uma visão única e gratificante do mundo ao nosso redor, permitindo desfrutar de paisagens exuberantes.

Este é, assim, uma atividade apreciada por pessoas de diversas idades e níveis de condicionamento físico, proporcionando uma experiência enriquecedora e revitalizante.

 

A imagem demonstra um homem a praticar trekking numa floresta do Kilimanjaro, na Tanzânia.

 

O essencial para o Trekking

 

Além de boa disposição e do acompanhamento de um guia experiente, uma boa preparação física e equipamento adequado são essenciais para uma aventura de trekking.

A Strike Tours fornece-te um checklist básico para te auxiliar:

     1. Mochila de trekking:

A mochila deve ser espaçosa, mas leve, sendo essencial para carregar água, comida, roupas e equipamento.

     2. Roupas e calçado adequados:

É essencial que as roupas sejam leves, respiráveis e adequadas para diferentes condições climáticas. Além disso, deves sempre levar roupa impermeável.

Em relação ao calçado mais adequado, as botas de trekking são bastante confortáveis e resistentes.

     3. Bastões de caminhada:

Os bastões de caminhada são essenciais para manteres o equilíbrio e aliviares o stress nas articulações, especialmente em terrenos difíceis.

      4. Suprimentos:

Os refúgios ou hotéis fornecem tudo o que necessitas, no entanto, durante o percurso entre estes precisas de suprimentos. Além de água e comida, deves levar medicamentos, saco-cama e protetor solar.

O kit de primeiros socorros é bastante importante se te aventurares sozinho, no entanto com a Strike Tours não precisas de te preocupar em transportá-lo! Os nossos guias estão sempre prontos para te ajudarem!

      5. Documentos de identificação e dinheiro:

Não deves partir sem os teus documentos de identificação, principalmente o teu cartão de cidadão ou passaporte! Além disso, deves levar dinheiro contigo, mas não te esqueças de fazer o câmbio para a moeda local.

      6. Equipamento eletrónico:

Não te esqueças do equipamento eletrónico que usas no dia a dia, nomeadamente o teu telemóvel e o respetivo carregador, uma Powerbank e aconselhamos que leves contigo uma máquina fotográfica para captares momentos incríveis!

      7. Materiais específicos:

Dependendo das atividades de trekking, há materiais específicos que deves levar, no entanto, confirma com os guias responsáveis pela atividade quais são e se os podes alugar.

 

Na imagem, é possível observar duas pessoas com os equipamentos essenciais para o percurso do trekking ao cume do Kilimanjaro, na Tanzânia.

 

A personalidade do trekker: a chave para o sucesso

 

O trekking é uma atividade que pode ser apreciada por pessoas com diversas personalidades, idades e características. No entanto, algumas características e traços de personalidade são frequentemente associados a pessoas que se envolvem regularmente em atividades de trekking, nomeadamente:

   1. Ser Aventureiro e Curioso:

O facto de teres uma mentalidade aventureira e curiosa torna o trekking mais emocionante, permitindo que explores novos destinos e superes limites pessoais.

    2. Resiliência:

O trekking muitas vezes pode ser desafiador, a nível físico e mental. Assim sendo, a capacidade de lidares com obstáculos e superares dificuldades é essencial.

     3. Paciência:

O trekking pode envolver longas caminhadas, condições climáticas imprevisíveis e obstáculos no caminho. A paciência é fundamental para enfrentares esses desafios.

     4. Respeito pela Natureza:

Apreciar e respeitar a natureza é um princípio fundamental! A este princípio, alinha-se o desejo de minimizar o impacto ambiental, para preservares os ambientes naturais que encontras durante o percurso.

     5. Adaptação:

Uma vez que as condições, principalmente as meteorológicas,  podem mudar rapidamente durante a caminhada, a capacidade de te adaptares a diferentes situações é valiosa.

     6. Espírito de Equipa:

A capacidade de trabalhares em equipa, apoiares os outros membros e tomares decisões coletivas é essencial! Aproveita para conheceres novas pessoas e ganhares amizades para a vida!

 

Na imagem, é possível observar uma das características mais importantes das pessoas que praticam trekking: o espírito de equipa. Esta descreve uma pessoa a dar a mão a outra pessoa para atravessar um riacho.

 

Kilimanjaro: o destino que não podes perder

 

O Kilimanjaro ou Uhuru Peak, como é chamado localmente, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987, pela sua importância cultural e natural. Este encontra-se situado no Parque Nacional do Kilimanjaro, que é constituído por várias zonas climáticas, desde as savanas nas encostas mais baixas até o deserto de gelo no pico.

É o ponto mais alto do continente africano (5.895m) e um dos ” seven summits”, que representam as montanhas mais altas de cada continente, sendo um vulcão inativo composto por três cones distintos: Kibo, Mawenzi e Shira, no norte da Tanzânia.

A Strike Tours proporciona-te uma aventura memorável por terras africanas, através do percurso pela via mais bonita da ascensão ao Kilimanjaro: a Rota Machame. Esta aventura é aconselhada para pessoas com prática de trekking de montanha ou que façam exercício físico ou caminhadas 4 vezes por semana.

 

Na imagem é possível observar um grupo de pessoas a sorrir para a fotografia, com bastões de caminhada, com o cume do Kilimanjaro atrás delas.

 

Além da ascensão ao Kilimanjaro, a estadia no continente africano pode ser prolongada com um safari completo de 2 dias no Parque Nacional de Tarangire e na Cratera de Ngorongoro. Para acabares a aventura em grande, poderás visitar as Nascentes de água quente de Chemka, antes do voo de regresso a casa.

 

Esta imagem descreve uma manada de elefantes, avistada num safari, perto do Kilimanjaro, Tanzânia.

 

O Kilimanjaro é mais do que uma montanha, é um símbolo de África e uma jornada desafiadora e memorável!

Conhece pessoas fantásticas e locais incríveis, com paisagens de cortar a respiração, interage com comunidades locais, aprende sobre as culturas e tradições únicas da região, vivencia a magia de passar noites sob as estrelas e, por fim, completa mais um marco na tua vida: estarás no topo de África!

Partimos já no dia 27 de Fevereiro! Coloca a mochila às costas e vivencia uma aventura fascinante com a Strike Tours!

Strike Tours - Agência de Viagens com RNAVT nº 6588 e RNAAT nº 115/2010 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Area Web