Quando chega o inverno, uma das atividades que mais desperta curiosidade é a ideia de experimentar umas férias na neve e quem sabe esquiar. É uma atividade que nos faz sentir livres e em contato com a natureza.

Já alguma vez esquiou? Em caso afirmativo, irá entender com certeza a sensação. Caso contrário, aprender a esquiar é algo que recomendamos porque temos a certeza que irá gostar imenso.

Neste artigo, irá aprender um conjunto de dicas práticas de esqui para iniciantes que irão fazê-lo querer fazer a mala, reservar a sua viagem e ir aprender a esquiar!

 

Dicas para esquiar pela primeira vez

 

A primeira coisa é escolher o destino

Os Pirinéus ou a Serra Nevada são os lugares ideais. Muito recomendável para principiantes são as encostas das estações de Grandvalira ou Serra Nevada, que possuem inúmeras aulas desde o básico à perfeição. É essencial que tenha a ajuda de um monitor nos primeiros dias para ensinar-lhe as técnicas corretamente.

A Strike Tours recomenda as seguintes estações:

Grandvalira

Serra Nevada

Baqueira Beret

San Isidro

 

Saiba como funciona uma estação de esqui

As estações têm 4 tipos de pistas: deve começar pelas verdes (com pouca inclinação e com elevadores lentos), depois existem as azuis (com mais inclinação e não tão adequadas a principiantes), as vermelhas que são para esquiadores com nível médio – alto com encostas de até 40% e pistas pretas para os mais experientes (com uma inclinação de até 50%). Tenha em conta esta informação no seu primeiro dia, porque a diferença entre umas pistas e outras são muito notórias!

 

Não se esqueça de verificar o estado das pistas de esqui

É essencial que, antes de subir às pistas de esqui, verifique a previsão para o dia inteiro e as pistas de esqui abertas.

No seu caso, quando estiver a aprender a esquiar, terá que olhar para as faixas verdes, que são as de iniciantes. Tenha sempre em mente que deve ter uma ideia de como voltar antes que as faixas se fechem à tarde.

 

Os Forfaits

Certamente já ouviu falar muitas vezes sobre estes passes de esqui. Mas como funcionam? É muito simples, o passe de esqui é, digamos, o bilhete que autoriza uma pessoa a utilizar as instalações de uma estação de esqui por um determinado período de tempo. O passe de esqui pode ser diário, vários dias consecutivos, semanal, mensal ou mesmo, para toda a temporada, que depende da estação de esqui.

 

As modalidades de esqui

Além do alpino (deslizamento tradicional da montanha), existem outras modalidades, como o esqui de fundo (longa distância), bem como outros tipos de desportos de inverno, como o snowboard (numa prancha) ou o estilo livre (acrobático) e a lâmina de neve que é o esqui com fixações mais pequenas que são mais maneáveis e com menos risco para os praticantes. Mas não se preocupe, comece com o básico, isto é, esqui alpino, e se realmente gostar da neve, acabará por praticar outros tipos de desportos de inverno.

 

Outras atividades nas estâncias de esqui

Mas se tudo isto não o convenceu, se já tentou o esqui e foi aquilo que tinha imaginado ou se passou mais tempo no chão do que a esquiar, não se preocupe, as estações de Esqui não são exclusivamente para esquiar.

Muitos não se atrevem a subir a montanha e pisar a neve porque pensam que, senão sabem esquiar, para que vão? Mas, pelo contrário, há muitas atividades que podem ser feitas nas estâncias de esqui sem ter que saber como esquiar. Iremos partilhar consigo algumas sugestões e depois de conhecê-las, asseguramos que a dificuldade será em escolher qual delas fazer em primeiro lugar.

Conheça 10 atividades alternativas:

 

1. Passeio de raquete

Você gosta de desporto, quer desfrutar das montanhas, mas não sabe ou não quer esquiar. O que pode fazer? Use as raquetes! Pode desfrutar das paisagens mais deslumbrantes cobertas de neve enquanto faz praticamente o mesmo exercício como se estivesse a esquiar.

2. Andar de trenó

Quem disse que os trenós são apenas para crianças? Viagens em família ou não, uma das atividades mais divertidas fora das pistas é andar de trenó. Pode trazer um seu (em qualquer loja de desporto, poderá comprar um) ou alugá-lo nos mesmos centros onde o equipamento desportivo é alugado.

3. Motas de neve

Neste tipo de excursões poderá apreciar a paisagem de uma maneira diferente. O preço varia em função do tempo do passeio. Dependendo do tempo que deseja que o passeio dure, 30 minutos, uma hora ou duas horas. São realizados por um guia que vai adaptar o itinerário ao nível dos condutores, levando-os por uma ou outra rota de acordo com a prática dos aventureiros. Adrenalina, natureza e diversão, tudo em um!

4. Mushing

Esta atividade consiste em andar num trenó puxado por cães, é uma bela atividade para praticar na neve. Normalmente, há várias opções de itinerário dependendo da distância e do tempo que deseje dedicar à atividade. Aproveite a paisagem e sinta a conexão com os animais que realizam uma atividade centenária!

5. Construção de iglos

Uma das atividades mais curiosas que você pode fazer na neve que mais chama a atenção é construir iglos, é hilariante! Pode-se sentir como um Eskimo por um dia e fazer uma dessas construções de gelo típicas do Pólo Norte. Como funciona? Dependendo do número de pessoas envolvidas, a atividade dura cerca de duas horas.

6. Paintball na neve

Vai viajar com amigos? Opte por experimentar a atividade do paintball na neve para passar um tempo divertido com a sua família e, além disso, aproveitar a linda paisagem coberta de neve. Se já conhece esta atividade, neste caso é exatamente o mesmo, mas na neve e, portanto, o equipamento deve ser ideal para poder caminhar, correr e saltar neste cenário.

7. Aprés ski

Esta expressão refere-se a todas as atividades que poderá fazer depois de esquiar nas encostas, e as opções são infinitas dependendo da estação em que se encontra. Desfrute de um jantar num hotel-iglo ou eventos que são realizados ao longo do ano para observar as estrelas e a lua no meio da natureza. Em Serra Nevada por exemplo, a festa junto à pista começa no início da tarde. Aqueles viciados em desporto mas que também pretendem relaxar poderão desfrutar de spas ou centros termais perto das encostas.

8. Fazer bonecos de neve

Se fizer uma viagem para a neve em família, é obrigatório fazer um boneco de neve! É algo que cada criança deseja fazer. É uma atividade muito divertida e não importa a idade! Luvas de ski são essenciais e não de lã! Para além disso é necessária muita imaginação, pois qualquer elemento da natureza pode ser útil para a sua criação.

9. Toboganning

Uma outra variante para fazer na neve e que pode praticar em pistas como o Formigal é o “toboganning”. Poderá fazer mais de 2 quilômetros de descida num trenó de madeira. Embora seja feito durante a noite, a pista está totalmente iluminada para esta atividade, por isso é outra maneira de aproveitar a temporada sem ter que esquiar.

10. Parapente

Apenas adequado para os mais ousados. Parapente na montanha coberta de neve, é muitas das vezes uma onda de adrenalina! É de dois lugares para que ir sempre acompanhado pelo instrutor. Embora possa fazer estes voos ao longo do ano, recomendamos que experimente durante a temporada de inverno pois terá acesso a vistas realmente incríveis.

 

O Alojamento ideal

Em relação ao alojamento, se o grupo for pequeno o ideal é um apartamento perto das encostas, se for um grupo grande o ideal será um chalet. Poderá optar também por ficar num Hotel, existem muitas e boas opções. Neste ponto poderá contar com toda a experiência da Strike Tours para lhe indicar qual a melhor solução para o seu caso, assim como tratar de todo o processo.

 

Ajustar bem as botas é imprescindível

É essencial colocar bem as botas para que possam manter os pé e os tornozelos o melhor possível e evitar possíveis lesões.

Se porventura alugar o equipamento, antes de esquiar, experimente bem as suas botas e verifique se elas não estão muito grandes. Se assim for, troque por um tamanho abaixo, uma vez que não queremos que o seu pé fique solto dentro da bota.

 

Os bastões são mais importantes do que possa pensar

Use sempre os bastões para se equilibrar. Mas eles não são apenas úteis para isso, eles também são muito importantes se você cair.

Se isso acontecer (certamente que isso irá acontecer), não tenha medo; basta tirar os esquis (se eles não se tiverem solto sozinhos) e colocá-los perpendiculares à inclinação, nunca para baixo, apoiar-se sobre os bastões e voltar a colocá-los.

 

Não se esqueça da posição do corpo

Posição relaxada com as pernas fletidas. Aproxime as pontas dos esquis sem tocar para fazer uma cunha e pressione com as bordas do interior dos esquis enquanto separa os calcanhares para controlar a velocidade.

Nos primeiros dias irá sentir muita rigidez, porque estará a  exercitar os seus músculos como nunca o tinha feito antes. Por isso nada de desmotivar se ao levantar-se não se conseguir mover. Depois de se habituar, irá apreciar a experiência ao máximo!

Encare como um desafio. Nunca ninguém disse que a iniciação de algo é fácil, certo?

 

Aprenda a esquiar: as aulas de esqui são muito úteis

As aulas não são essenciais, mas certamente irão ajudar imenso no início, quando estiver a aprender a esquiar. As bases e a técnica são essenciais para poder esquiar bem e algumas aulas são sempre uma boa opção para que mais tarde possa continuar sozinho. Nessas aulas, irá aprender passo a passo as técnicas de esqui para iniciantes.

 

A segurança em primeiro lugar

Esquiar é um desporto único. Dá-nos uma enorme sensação de liberdade e nos faz sentir que somos capazes de tudo quando vamos a deslizar na neve. Mas não se esqueça que é um desporto com algum risco e, como tal, deve ter em conta algumas regras de segurança.

Utilize sempre um capacete, mantenha uma distância segura em relação ao resto dos esquiadores, não saia das pistas marcadas e sempre que tiver alguma dúvida, pergunte aos monitores ou pessoas responsáveis pelos teleféricos.

 

Relaxe e disfrute

Esquiar cansa muito. É um desporto cansativo, mas muito gratificante.

Durante o dia estará a deslizar pelas pistas, aprendendo novas técnicas e com a adrenalina ao máximo. Imagine quando tirar as botas e os esquis e se sentar um pouco.

Por isso não há nada como ficar em frente à lareira do hotel ou apartamento e beber algo quente para recuperar as forças e relaxar. O sentimento é indescritível!

 

Aproveite as ofertas de esqui e descontos

Quando se trata de esquiar, não pode esquecer o alojamento e o forfait (que é o passe para esquiar numa estância de esqui).

A Strike Tours disponibiliza várias opções de esqui que incluem hotel + forfait aos melhores preços!

 

Que roupas de neve deve vestir para esquiar

Nesta foto poderá ver mais em detalhe as roupas que deve levar para esquiar. Parece muito, mas após experimentar, rapidamente se irá habituar.

Para as suas primeiras férias na neve, não poderá esquecer o seguinte:

  • Calças de esqui impermeáveis ​​(parece básico, mas por vezes há pessoas a esquiar com calças de ganga e como pode imaginar eles irão chegar ao final do dia completamente encharcados).
  • Gorro ou fita polar que cubra muito bem os ouvidos e a cabeça.
  • Óculos de sol de neve. Mesmo estando bom tempo, poderá cobrir melhor o rosto e acaba por ser mais confortável.
  • Luvas de neve, não são as típicas luvas de lã. Elas têm que ser térmicas e especiais para a neve, pois irá estar com elas o dia todo e não vai querer congelar as suas mãos.
  • Casacos de esqui, o mais importante é que seja confortável para se conseguir mover facilmente com ele. Deve ter bolsos grandes para guardar as luvas, protetores solares e outras coisas que poderá usar durante o esqui ou quando parar para comer.
  • Se optar por alugar o equipamento (botas, esquis, pólos e capacete), fique atento aos tamanhos. Experimente tudo antes.

 

Se você decidir comprar o equipamento, para aprender a esquiar, não recomendamos que compre material novo, porque não sabe se vai gostar deste desporto. É melhor comprar uns esquis em segunda mão, ou se preferir estragar alguns esquis primeiro e depois comprar uns que durem mais tempo e sejam melhores.

Por mais óbvio que possa parecer, não se esqueça de colocar protetor solar. Não imagina como os raios de sol queimam com o reflexo na neve, mesmo que esteja nublado!

Após conhecer todas estas dicas para aprender a esquiar, está pronto para marcar as suas férias na neve?

 

Strike Tours - Agência de Viagens com RNAVT nº 6588 e RNAAT nº 115/2010 © Todos os direitos reservados